junho 15, 2024
Cotidiano Saúde / Beleza

3 dicas para pés mais saudáveis

pés mais saudáveis

Nossos pés não têm um trabalho fácil! Dia após dia, essas duas pequenas partes do corpo arrastam todo o nosso peso corporal de A para B. Como agradecimento, muitas vezes as forçamos a usar sapatos muito apertados. 

Músculos dos pés fracos, cuidados inadequados com os pés ou sapatos saltos fechados apertados podem causar vários problemas no pé ou nas articulações do joelho e quadril. Infelizmente, o pé é subestimado com muita frequência e só lembramos deles quando a dor já está aparecendo. Descubra por que você deve cuidar bem dos seus pés e como mantê-los saudáveis ​​no post de hoje.

Você sabia que seu pé é composto por 26 ossos e 2 sesamóides? Para que esses muitos ossos formem uma unidade estável, o arranjo correto, um sistema de tendões e ligamentos firmes e os músculos do pé funcionando bem são requisitos elementares. 

Todos os ossos do pé estão conectados uns aos outros com mais de 33 articulações. Eles são estabilizados e mantidos em movimento por 20 músculos e 114 ligamentos. Um pé tão complexo!!

Os principais pontos de estresse

A anatomia resulta nos arcos transversais e longitudinais do pé, que por sua vez formam os 3 principais pontos de estresse do pé. O primeiro ponto de carga fica na lateral do calcanhar, que é o primeiro ponto a atingir o solo ao caminhar. Como resultado, o pé rola e a bola do dedo mínimo é carregada. 

O ponto de estresse final está sob a bola do dedão do pé. O movimento de rolamento continua sobre o dedão do pé. Se houver mau posicionamento do pé, como torto, plano, oco ou splayfoot, o arco do pé é alterado e os principais pontos de estresse são deslocados. Assim, o pé não está mais devidamente carregado.

O arco do pé garante que o pé seja estável por um lado e flexível por outro. A flexibilidade do pé desempenha um papel decisivo na função de absorção de choque e na capacidade de adaptação a diferentes superfícies. 

A cada passo, o pé amortece o movimento de rolamento e garante que as cargas de pico nas articulações do joelho e do quadril sejam mantidas tão pequenas quanto possível. 

Especialmente ao andar descalço, a mobilidade do pé é necessária para que o pé possa se adaptar a diferentes superfícies. A estabilidade do pé é particularmente importante na fase de apoio. 

Se mais e mais peso for transferido para o pé durante o movimento de rolamento, o pé deve ceder um pouco, mas não perder completamente sua forma. No caso de pés chatos, o arco longitudinal interno afunda, principalmente devido ao aumento da carga de peso, o que significa que o pé não é mais estável.

Muitos problemas nas articulações do joelho e do quadril ou mesmo na coluna são causados ​​pelo mau posicionamento dos pés. Sua perna funciona de forma ideal quando as articulações do tornozelo, joelho e quadril estão alinhadas exatamente uma em cima da outra e podem ser conectadas em uma linha reta! Nesta posição, suas articulações são carregadas uniformemente e seus músculos podem trabalhar melhor. 

Ao construir uma casa, é bastante lógico para todos que uma boa fundação é o requisito básico para uma casa reta. O mesmo também pode ser aplicado na perna. Se o pé estiver desalinhado como base, é impossível classificar um eixo de perna reto sobre ele.

O que você pode fazer para manter seus pés saudáveis?

Sapatos

Como todos sabem, o calçado certo é importante para um pé saudável. Porque nossos pés não foram feitos para andar o dia todo no asfalto duro. O mais importante é um par de sapatos femininos confortáveis, respiráveis e com bom amortecimento para os pés. 

No entanto, o sapato deve oferecer estabilidade suficiente ao pé e apoiar o pé nos lugares certos. Sapatos muito macios e elásticos podem causar problemas nos pés a longo prazo. Ao escolher o tamanho, lembre-se de que seus pés ficarão um pouco maiores à noite devido ao estresse que sofrem durante o dia. 

Escolher o calçado certo torna-se ainda mais importante quando se trata de tênis de corrida. Correr é três vezes o seu peso corporal funciona de pé!! O melhor é buscar orientação de um profissional.Ele examinará de perto o seu pé e, se necessário, recomendará um sapato com suporte.

Atividade para os pés

Conforme descrito no parágrafo anterior, a mobilidade do pé é de grande importância. Para manter seu pé flexível, tenho um pequeno exercício para você.

Enquanto estiver sentado, coloque o pé no joelho. Agarre o calcanhar por baixo e o antepé por cima com a outra mão. Agora torça o pé como se estivesse torcendo uma toalha. Você sempre move o calcanhar na direção oposta ao antepé. Este exercício permite que você pratique o “enroscar” do pé que seu pé precisa para formar o arco do pé.

Leia também: Revenda de Calçados

Ande descalço

Quando foi a última vez que você saiu andando descalço? Andar descalço é um ótimo treinamento de fortalecimento para os músculos do pé. Além disso, caminhar em diferentes superfícies, por exemplo, em pedras, no prado ou na floresta, tem o efeito de uma massagem intensiva. Especialmente no verão, você deve tirar os sapatos com frequência, pois seus pés agradecem por isso.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X