dezembro 3, 2023
Cotidiano Saúde / Beleza

14 causas das dores nos pés

causas das dores nos pés

A dor nos pés é um problema comum causado por uma variedade de causas. Você também pode ter problemas com seus pés, calcanhares ou solas. Então, qual é exatamente a causa da dor no pé?

Anatomicamente, o pé tem 28 ossos, 33 articulações e mais de 100 tendões, músculos e ligamentos. Os problemas nos pés podem causar sintomas como sensações desconfortáveis ​​ou dor, dificultando a movimentação e podem não ser capazes de manter o equilíbrio.

As causas mais comuns de dor nos pés

Agora, vamos ver 13 razões pelas quais seus pés doem. De qualquer forma, não esqueça que você precisa ir ao hospital para obter um diagnóstico preciso.

1. Fascite Plantar

A fascite plantar é uma inflamação do ligamento da fáscia plantar que vai do calcanhar aos dedos dos pés. Se você tem fascite plantar, pode sentir dor que vai do calcanhar ao centro do pé, especialmente depois de acordar ou quando não está se movendo. A causa mais comum de dor nos pés é o uso de sapatos femininos que não suportam o corpo adequadamente.

2. Causas de dor no pé: dor lombar

Se você tem dor severa no pé, você precisa suspeitar de dor lombar. Esta é uma condição na qual a cabeça da parte inferior das costas do pé está inflamada e ocorre devido a exercícios de alto impacto, como correr ou pular.

3. Esporão do calcanhar

Mais conhecido como esporão, é uma forma triangular no calcanhar que causa crescimento anormal do osso. Esta condição é frequentemente associada à fascite plantar.

Se a força de tração for severa ou se estiver carregando peso excessivo, a inserção da fáscia pode ser rasgada. A área rasgada pode ficar calcificada e o osso pode crescer. O osso anormalmente crescido em si não causa dor, mas pode irritar o tecido e fazer seus pés doerem.

O esporão do calcanhar é um problema em que o osso do calcanhar cresce lentamente e pode causar sintomas como dor a qualquer momento. A dor geralmente ocorre após atividades que têm grande impacto no corpo ou quando não há movimento por muito tempo.

4. Causas de dor nos pés: osteoartrite

A osteoartrite é uma doença degenerativa da cartilagem e dos ossos e está associada ao envelhecimento ou ao esforço físico excessivo.

Quando você tem osteoartrite, suas articulações ficam rígidas e pesadas e, às vezes, seus pés podem doer. Uma vez que o processo degenerativo começa, não pode ser controlado, mas os sintomas podem ser controlados.

5. Joanete do polegar ou hálux valgo

O joanete do polegar ou hálux valgo são doenças mais comuns do que você imagina. Este é um sintoma de um osso saliente da articulação do dedão do pé, e a posição do outro dedo do pé pode estar desalinhada ou a dor pode ser sentida.

Esses distúrbios estão relacionados a fatores genéticos, excesso de peso e uso prolongado de sapatos estreitos ou de salto alto.

6. Causas da Dor nos Pés: Envelhecimento

Com a idade, o colágeno é perdido em todos os tecidos. Isso pode afetar as almofadas de gordura no antepé e no calcanhar. Em particular, a atrofia do pé é frequentemente associada ao envelhecimento e pode resultar em pés chatos.

7. Neuroma interfalângico

O neuroma interfalângico é um acúmulo anormal de tecido nervoso entre os dedos dos pés após lesão tecidual. Afeta mais frequentemente entre o segundo e o terceiro dedo do pé.

Se você tem um neuroma, pode sentir uma dor ardente ou pungente. Alguns pacientes relatam sentir como se houvesse um nódulo ou corpo estranho entre os dedos dos pés.

8. Sesamoidite ou fratura por fadiga sesamóide

Os ossos sesamóides são dois pequenos pedaços de osso sob o primeiro dedo do pé e ajudam a sustentar os tendões flexores no dedo do pé. No entanto, nem todos têm ossos sesamóides.

As fraturas do sesamóide podem ocorrer quando o peso excessivo é aplicado ao tendão ou quando é puxado com muita força. É uma condição relativamente comum em dançarinos.

9. Edema

Edema é o inchaço do corpo devido à retenção de líquidos. Em particular, existem muitas razões para o inchaço dos pés ou tornozelos. Na verdade, insuficiência venosa, doenças cardíacas, diabetes e estilos de vida sedentários podem ser a causa.

O inchaço pode fazer com que seus pés fiquem pesados. Os principais sintomas do edema são um aumento perceptível de volume e pés inchados.

10. Causas da Dor nos Pés: Neuropatia Periférica

A neuropatia periférica é uma lesão nervosa secundária a diabetes, compressão nervosa, doenças autoimunes, quimioterapia, alcoolismo e níveis anormais de vitamina B12. Se manifesta como dor no pé junto com uma sensação de queimação ou formigamento.

11. Calos

Se você tem calos nos pés, a sua pele engrossa devido ao atrito ou pressão repetidos. Esses distúrbios podem ocorrer no calcanhar, na região lombar ou nos dedos dos pés. Além de ser geralmente dolorosa, a pele pode mudar de cor à medida que endurece, engrossa, escamosa, seca e torna-se áspera.

12. Pés chatos

O pé chato é normal em crianças menores de 3 anos, mas em adultos é uma doença que pode ocorrer devido a fatores genéticos ou estiramento excessivo dos tendões. Isso geralmente não causa dor diretamente no pé, mas pode causar problemas ao andar e causar dor no pé.

13. Entorse

Se o seu pé doer por causa de uma entorse. A dor ocorre quando a articulação é forçada a se mover em uma posição não natural à medida que o ligamento é esticado ou rompido.

Os atletas tendem a mover excessivamente a articulação do tornozelo, de modo que as entorses do pé podem ocorrer facilmente. Uma entorse pode causar inchaço nos pés, juntamente com sintomas desconfortáveis. Além disso, se o problema for grave, a cor da pele pode mudar.

Devo visitar o hospital?

Normalmente, se a dor melhorar após alguns dias, não há necessidade de procurar tratamento. No entanto, se você sentir dor crônica, dificuldade para caminhar, incapacidade de se mover ou outros sintomas, consulte um profissional. Além disso, se você tiver febre ou inchaço, também deve considerar uma causa infecciosa.

Se a dor intensa não melhorar, a cor da pele mudar e a deformidade do corpo estiver presente, a possibilidade de fratura deve ser suspeitada. Isto é especialmente verdadeiro se você atingiu a área com força ou sofreu uma lesão antes.

Normalmente, o médico faz um diagnóstico depois de fazer algumas perguntas ao paciente e examinar o pé. Além disso, verifique as áreas dolorosas ou sensíveis, o arco do pé e a aparência da caminhada.

Como prevenir a dor nos pés

O mais importante é mudar os hábitos, alongar-se adequadamente, perder peso, não ficar muito tempo em pé, usar sapatos que apoiem o corpo ou usar palmilhas almofadadas. Se você sofre de dores frequentes nos pés, consulte um profissional.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X