Embora seja uma disciplina muito ampla, com este artigo a intenção é orientá-lo em sete pontos essenciais que o ajudarão a conduzir seu projeto no caminho certo e melhorar seu posicionamento nos buscadores e, principalmente, no Google.
Chaves para melhorar o posicionamento
Estes são os pontos-chave que, de acordo com qualquer especialista em SEO que você consulte, você deve ter sob controle:
Site responsivo e rápido
O tráfego móvel já excede em muitos casos aquele que chega ao seu site a partir de computadores desktop, a tal ponto que o Google agora indexa o conteúdo com base na versão móvel de um site.
É por isso que é essencial que seu site se adapte dinamicamente ao tamanho de qualquer dispositivo, oferecendo a mesma experiência do usuário, mas adaptada aos gestos do polegar.
Por exemplo, uma tendência crescente é o uso de menus flutuantes na forma de um botão suspenso no canto inferior direito, para ficar próximo ao polegar.
Junto com isso, a velocidade de carregamento é crucial.
Se um site demorar mais de 3 segundos para carregar, mais de 60% dos usuários deixarão seu site antes de terminar e a conversão cairá em torno de 40%.
Para este último, a escolha de um bom servidor é fundamental, com tecnologias avançadas de cache e capaz de suportar de forma escalável dezenas de consultas múltiplas à medida que seu projeto cresce.
Como você pode ver, eles são dados para levar muito, muito em conta.
Arquitetura simples, intuitiva e amigável
Qualquer página importante em seu site deve estar a apenas um clique ou dois de distância da página principal. Você deve conhecer a teoria dos 3 cliques que diz que você deve ser capaz de acessar qualquer página da web com um máximo de cliques. Já verificou no seu site? Você conseguiu? Brilhante!
Caso contrário, revise-o e ajudará a melhorar a experiência do usuário dos visitantes do seu site. Esse conselho de SEO também é fundamental se você quiser facilitar o rastreamento dos spiders dos mecanismos de pesquisa, otimizar o tempo que eles gastam com isso e ajudá-los a alcançar os URLs mais profundos. Facilite para o Google.
Isso é o que se conhece como otimização do orçamento de rastreamento, e consiste em organizar seu site com uma estrutura lógica e simples em formato horizontal (serviços web) vertical (e Commerce), em um silo (meio de comunicação).
A isso devemos adicionar o uso de urls amigáveis (use palavras em vez de números ou parâmetros), curtas, fáceis de lembrar e com palavras-chave.
Metadados atualizados e atraentes
A title tag é o título que o Google mostrará nos resultados da pesquisa, junto com a descrição que inclui informações sobre o que pode ser encontrado na página.
É fundamental que sejam atrativos para chamar a atenção e atrair visitantes, mas também devem descrever fielmente o que é oferecido no conteúdo.
Se não atendermos às expectativas que prometemos, causaremos o efeito contrário: o usuário retornará ao Google para pesquisar e isso é um sinal muito negativo sobre a relevância do seu conteúdo para aquela pesquisa específica.
É sempre melhor experimentar e experimentar diferentes combinações até encontrar aquela que se destaca acima de tudo, mantendo-se alinhada com o estilo corporativo. No longo prazo, se o seu conteúdo for bom e responder ao que o usuário procura, a primeira posição estará mais próxima e, no melhor dos casos, consolidada por você.
Conteúdo útil e de qualidade
Para isso, um blog é perfeito, e ainda mais se estiver integrado ao mesmo domínio do seu projeto de forma a permitir que a força de posicionamento (link juice e pagerank) seja transferida para ele.
A publicação regular de conteúdo relevante para seu público-alvo não apenas o posicionará como uma fonte relevante em seu setor, mas também despertará o interesse dos mecanismos de pesquisa por sua capacidade de fornecer conteúdo novo e atualizado.
Quanto melhor o conteúdo que você oferece, maior a probabilidade de obter citações, menções, avaliações e link building para seu site, um dos fatores de posicionamento na web mais importantes e provavelmente o principal.
Corrigir bugs da plataforma
Com o passar dos anos é muito comum que partes do seu site deixem de existir, tenham mudado de endereço ou apresentem problemas de usabilidade.
Além de poder afetar o posicionamento na web, tem um impacto direto na experiência do usuário.
Portanto, é essencial corrigir os erros 404 (página não encontrada) para redirecionar cada um deles para conteúdos semelhantes que possam ajudar ou dar uma resposta atualizada ao usuário.
Para isso você pode utilizar a ferramenta Google Search Console, onde também encontrará informações sobre possíveis erros de usabilidade, rastreamento e indexação do seu projeto web. É sem dúvida o painel onde deve começar a melhorar o seu posicionamento.
Análise da web
Já se sabe, o que não pode ser medido, não pode ser melhorado .
O Google Analytics é um dos serviços gratuitos mais utilizados no mundo, e suas possibilidades são enormes para saber o que seus visitantes estão fazendo em seu site:
- Que conteúdo eles veem?
- Durante quanto tempo
- De onde vêm (mecanismos de busca, redes sociais, outros sites, email marketing)
- O que eles estão procurando em seu site?
- quantas páginas você vê
- onde eles estão indo
- Quais visitas veem apenas uma página
- Quais páginas geram mais vendas…
Além disso, as opções de personalização e segmentação com o Google Tag Manager (a versão avançada do Analytics) permitem analisar qualquer interação que você precise medir com dados confiáveis.
Portanto, não se esqueça de configurar um bom conjunto de análises como este para coletar dados de seus clientes em potencial o mais rápido possível. Graças a ele você poderá tomar medidas com antecedência e detectar problemas que o impeçam de melhorar seu posicionamento.
Mantenha-se atualizado sobre as novas estratégias de seo
Os mecanismos de busca mudam constantemente as regras do jogo para oferecer sempre o melhor resultado para a busca e intenção do usuário.
Lá temos buscas por voz, SEO local, buscas por imagem ou emojis (tendência ascendente das novas gerações), posicionamento na Amazon, Google Shopping, YouTube, etc.
Por isso é inevitavelmente essencial conhecer pelo menos as novas técnicas de SEO que surgem das novas funcionalidades dos motores de busca.
Principalmente por três motivos:
- Você pode obter uma vantagem competitiva em seu setor
- Será mais difícil perder a posição dominante
- Você será capaz de antecipar tendências e antecipar mudanças que podem afetar seu negócio.
Para encerrar essas dicas de SEO…
Melhorar o posicionamento web de um projeto digital é uma corrida de longa distância.
As dicas que lhe oferecemos são apenas a ponta do iceberg do imenso catálogo de disciplinas especializadas que lhe permitem alcançar sucessos de grande visibilidade na Internet.
Para mais informações, entre em contato com uma agência de SEO!
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